Domingo Cervera

1929 - 2021

Domingo começou a desenhar na Espanha em 1946.

Desenhista de histórias em quadrinhos infantis, como Contos de Fadas, Yumbo e Pumby. Ele também desenhou animação em The Dreams of Tay-Py (1952) para Balet e Blay Studios.

Em 1955 mudou-se no Brasil onde residiu até sua morte em 2021.

Bio

Domingo Cervera Gabriel, nasceu na Catalunha - Barcelona em 28 de outubro de 1929. Naturalizado brasileiro. Cartunista, desenhista, diagramador e ilustrador com trabalhos publicados em Barcelona (1949 - 1954) e no Brasil a partir de 1955, onde construiu uma carreira vitoriosa e de grande contribuição para as artes no país.

Artista da editora Globo, e posteriormente da RGE, entre os anos 1950 e 1960, atuou como capista, principalmente para a RGE, mas também foi ilustrador e quadrinista. Criou 3 personagens.

Na RGE produziu dezenas de capas para a revista "Fantasma", na mesma época de Walmir Amaral e Getulio Delphim. Também desenhou para as revistas Mandrake, Nick Holmes, Capitão Marvel, Júnior, Bronco Piller, O Anjo, Gibi Mensal e Biriba Mensal entre outras e também revistas como "Querida", "Cinderela, "Radiolandia" e "Cinelândia".

Trabalhou em outras editoras e gráficas, destacando-se: O Cruzeiro, Vozes, Melhoramentos e Editora Vida Doméstica, nas revistas e  Almanaques da "Vida Infantil" e "Vida Juvenil".

Pela Editora Vecchi, trabalhou para revistas como "Eureka", Leia e Monte, Brinque, livros infantis, ilustrações e capas de revistas.

Para a Editora Bloch em livros e revistas como "Sétimo Céu", "Jóias" e outras publicações. Inúmeros desenhos e ilustrações para a revista infanto juvenil do SESI, "Sesinho".

Realizou também campanhas publicitárias para grandes empresas nacionais e internacionais. Na televisão brasileira, teve destacada participação, nas emissoras, RIO, EXCELSIOR e GLOBO, GLOBO VÍDEO e GLOBOTEC.

Aproximadamente  a partir de 2010, problemas de visão fizeram com que Cervera abandonasse os quadrinhos e se dedicasse apenas à pintura. Dizia que, se não era pra desenhar com perfeição era melhor não desenhar.

Morreu em sua casa, no Rio de Janeiro em  21 de julho de 2021.

CAPAS DE REVISTAS

Domingo desenhava, passava o nankim e também fazia as cores, provavelmente em uma mesa de luz, onde preparava as artes para serem fotolitadas para impressão em CMYK.

Ver os desenhos recortados, retocados e sendo preparados para virar as capas de revistas que temos em nossas coleções é algo mágico e indiscritível.

Um profissional trabalhando no seu dia-a-dia de desenhista que talvez não imaginasse que décadas depois seria lembrado e reverenciado por capas que provavelmente povoaram a imaginação de jovens e adultos!

Fantasma

Mandrake

Cavaleiro Negro

Júnior

Flash Gordon

Capitão Marvel

O Santo

Gibi Mensal

Bronco Piller

Águia Negra

Bufalo Bill

Bronco Piller

Robin Hood

Mandrake

Fantasma

Biriba-Shazam

Capitão Marvel

Dick Tracy

Bufalo Bill

Rocky Lane

Marvel Magazine

Cavaleiro Negro

Campeões do Oeste

Campeões do Oeste

Fantasma

Marvel Magazine

Junior nº 225 de dezembro de 1955 e Flecha Ligeira nº 30 de Set/Out de 1958.

Naturailzado brasileiro, não gostava de ser considerado espanhol. Quando perguntado, respondia que era CATALÃO.

Aproximadamente a partir de 2010, problemas de visão fizeram com que Cervera abandonasse os quadrinhos e se dedicasse apenas à pintura.

Dizia que, se não era pra desenhar com perfeição, melhor então, não desenhar mais...


Endereço

Rua Cel. Flores, 810, Bairro São Pelegrino
Caxias do Sul 95034-060, BR

Quem somos

Somos apoaixonados por quadrinhos e queremos deixar um legado de informação para que, cada vez mais, as pessoas tomem conhecimento sobre o trabalho de todos os artistas dos quadrinhos do Brasil.

Siga-nos